up


Velotrack SMPT

O SMPT é um Sistema de Monitoramento de Pressão e Temperatura de pneus. Através dele é possível alertar o motorista e a central de monitoramento sobre qualquer anomalia nos pneus dos veículos em que está instalado. Seu objetivo é melhorar a utilização dos pneus para reduzir os gastos com manutenção.

Sensores de pressão e temperatura (Velotrack SP) são instalados internamente nos pneus e módulos de recepção sem fio (Velotrack RS) são integrados ao RAS que recebe as informações e as envia para os servidores da central de monitoramento. Próximo ao motorista é instalado um Console que exibe as condições de pressão e temperatura dos pneus e alerta o motorista de anomalias como: superaquecimento, alta pressão, baixa pressão e vazamentos.

Um dispositivo móvel (Velotrack TT) permite realizar a leitura instantânea do identificador do pneu, sua pressão e temperatura. Esse dispositivo permite também o registro dos sensores no RAS e no Display de informações do motorista. Em caso de substituição do pneu o TT é utilizado para atualizar o registro dos pneus instalados no veículo. No caso de carretas com comprimento acima de 8 metros, um repetidor de sinais (Velotrack RP) deve ser instalado para garantir a recepção de dados de todos os sensores. O sistema pretende eliminar o descarte prematuro de pneus por problemas de pressão e garantir o uso completo do mesmo chegando a diminuir em até 30% o custo de reposição por ciclo de vida útil do pneu.

Clique aqui e baixe material informativo sobre o Velotrack SMPT.